A historia da administração
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento industrial que contribuiu para o crescimento da sociedade, na qual houve grandes mudanças estruturais nas empresas. Vários estudos foram efetuados sobre planejamento e direção de recursos para atender a flutuações, a curto e longo prazo, do mercado da época.
A Du Pont, GM, Standard Oil de N. Jersey e Sears examina a experiência comparativa das 70 maiores corporações daquele país, com a finalidade de mostra como a estrutura da empresa foi ajustada à sua evolução e estratégia. Nasceu a primeira fase após a guerra civil americana em 1865, quando ocorreu a grande expansão de construções ferroviárias, a qual, por sua vez, criou o mercado para ferro e aço e o moderno mercado de capitais. Neste período o crescimento urbano foi muito rápido com a migração e imigração europeia. Com a racionalização que foi a segunda fase o lucro dependia somente da expansão das empresas, com o novo crescimento a reorganização geral das empresas na fase anterior levou maior eficiência as vendas, compras, produção e distribuição. Houve o recurso em expansão do uso da racionalização, na qual o departamento de marketing se espalhou para novas linhas, cada linha de produto veio ser administrada por uma divisão autônoma e integrada, que contava com todas as funções staff que jugasse necessária.
Após a guerra civil, nos anos 1870 e 1880, as estradas de ferro cobriram completamente o mercado do leste urbano e do oeste agrícola. A urbanização rápida entre 1840 a1880 criou novas necessidades de habitação, trazendo o melhoramento e crescimento da sociedade através das opões de sobrevivência como vendas de: alimento, roupa, aquecimento de luz, o que levou o crescimento e expansão das empresas de consumo direto. Na década de 1880, as empresas que produziam bens duráveis e tecnicamente começaram a inquietar-se com os canais de vendas. A General Eletric e a Westinghouse, que dominavam o seu ramo, criaram então organização próprias de vendas,