Todos
Técnico de Segurança do Trabalho
Indústria Automobilística e Poluição Ambiental
Belo Horizonte
2012
Indústria Automobilística e Poluição Ambiental
Trabalho apresentado á disciplina de Educação Ambiental, no 3º módulo do curso técnico em Segurança do Trabalho, na Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte-Minas Geral. Como requisito parcial de avaliação.
Professor: Welligton
Belo Horizonte
2012
Introdução
Algumas indústrias pelas características de uso de seus produtos, geram externalidades ambientais significativas, seja ao meio ambiente com efeitos indiretos sobre as pessoas ou mesmo afetam diretamente esses indivíduos. A indústria automobilística é um caso típico, uma vez que os motores de combustão dos veículos automotores são apontados como principais responsáveis pelo efeito estufa, bem como da poluição atmosférica das grandes cidades do planeta. Soma-se a isto a poluição sonora, os congestionamentos e as perdas materiais e de vidas humanas provocadas por acidentes de carros, tendo-se aí uma deseconomia externa que, segundo cálculos do SMA/CETESB (1997), só na cidade de São Paulo implicaria em prejuízos de até 1,6 bilhão de dólares/ano.Contra a poluição atmosférica veicular, a legislação ambiental em muitos países do mundo tem obtido sucesso, obrigando as montadoras a redefinir a engenharia dos veículos para respeitar padrões ambientais cada vez mais restritivos.Com isso, o investimento em novas tecnologias tem permitido a criação de veículos com motores elétricos, ou mesmo carros híbridos com níveis de emissão de poluentes zero.
No Brasil, desde a instalação do Programa de Controle da Poluição do Ar por
Veículos Automotores (PROCONVE), por Resolução do CONAMA 1986, passaram a ser exigidas metas de emissão veicular a serem cumpridas pela