A Hegemonia Dos Estados Unidos Na Am Rica Latina
A hegemonia, ou poder, dos Estados Unidos da América sobre a América Latina deve-se ao fato de que, os Estados Unidos exerceu, e ainda exerce, uma liderança internacional, muito poderosa, para impor um interesse geral e sistêmico que condicione as distintas políticas nacionais. Os Estados Unidos, pós guerra fria, eram potência mundial junto com a URSS, e tinha claros interesses em ter sua hegemonia sobre o continente americano. Para que isso acontecesse, diversos golpes foram exercidos pela grande potência mundial, podemos dar como exemplos:
- A ditadura militar no Brasil: ocorreu num período pós guerra fria, e a inconstante ação dos Estados Unidos, principal apoiador da ditadura brasileira. Seus objetivos não passavam de: ter todo o continente americano hegemonizados por eles. Além da ditadura militar brasileira, Os Estados Unidos apoiou também mais algumas ditaduras militares na América Latina. São elas:
-Operação Condor: tinha o objetivo principal de impedir que o comunismo chegasse ao poder. Além do apoio inegável dos Estados Unidos, grande parte da população latino-americana também apoiava essa operação.
-Guatemala e Paraguai: esta foi a primeira intervenção direta dos Estados Unidos no continente. Outro fator importante para os Estados Unidos terem conseguido a tao desejada hegemonia sobre a América Latina foram as invasões cometidas, temos como exemplos:
-Se declara a favor da independência de Buenos Aires, México e Caracas em 1822, 12 anos depois do inicio do processo revolucionário de independência, mas tanto o presidente como o seu respectivo vice presidente recusavam-se a receber seus representantes, e aparentavam apoiar a Espanha.
-Invade as Ilhas Malvinas em 1831, com a bandeira francesa em navio norte americano (Lexington).
-Em 1848, se apodera do território do Novo México e Califórnia, que impôs, a forca, ao povo mexicano.
-Em 1898, os USA ocuparam a ilha de Cuba com o pretexto de ajudar na luta