RESUMO DO LIVRO TICA CRIST E P S MODERNIDADE
Sempre que se diz sobre a qualidade e defeitos de alguém, isso tem a ver com a ética. Sempre que você indaga sobre as razões pelas quais você deve agir de determinado modo, isso também tem a ver com a ética. A noção da ética está presente quando afirmamos algo sobre as qualidades ou defeitos de alguém: “fulano não presta. Aquela pessoa é boa.” Mas numa compreensão mais estrita ,m ética e moral são campos distintos da análise da condição humana.
O que resulta de uma investigação ética não diz respeito à maneira como devemos conduzir a nossa vida propriamente, mas pode ser entendido como tendências e possibilidade de realização de nossa existência humana.
A reflexão filosófica tem como preocupação a moralidade. A ética pode ser entendida como uma ciência, a ética tem moral o seu objeto de estudo. O interesse da ética está, desde o início, vinculado ao conjunto dos costumes, regras e valores que orientam as nações humanas segundo critérios socialmente aceitos. Podemos desenvolver diversos modos de pensamentos que se relacionam com as reflexões sobre a moralidade. Por isso , a ética pode ser vista como uma investigação empírica e descritiva para explicar os fenômenos morais ou mesmo para elaborar uma teoria da natureza humana.
A investigação ética pode ser influenciada por uma tendência mais naturalista ou mais racionalista. A abordagem naturalista não admite a existência de fatores que norteiam a ação humana que esteja fora da natureza, como os elementos sobrenaturais ou mesmo transcendentais.
A reflexão ética pode ter ainda duas vertentes: a do relativismo ético, que defende que não há base para afirmação de um sistema moral único, válido para todos os homens; e a da ética objetiva ou humanista que afirma que somente os valores objetivamente válidos podem orientar as ações humanas.
A moralidade tem a ver com nossos sentimentos e nossas ações uma vez que estes são representativos de nossa consciência moral. A