Painel america latina suriname
HISTÓRIA
O Suriname é um país da América do Sul que tem o neerlandês como idioma oficial. Localiza-se ao norte da América do Sul, faz fronteira com a Guiana Francesa na direção leste, com o Brasil ao sul, com a Guiana a oeste e com o Oceano Atlântico ao norte. Sua área é de 163.270 km², sendo 147 mil km² ocupada pela floresta.
Possui uma população etnicamente muito heterogênea, com influências européia, africana, indígena, indiana e indonésia. A cultura do país reflete essa diversidade étnica. Antiga colônia da Holanda (Países Baixos), sob o nome de Guiana Holandesa ou Guiana Neerlandesa, o território de Suriname está situado no norte da América do Sul. A região foi colonizada pela Espanha desde que foi avistada em 1498 por Cristóvão Colombo em sua terceira viagem ao continente americano. Os espanhóis foram os primeiros europeus a chegarem à região no século XV. Em 1498, o navegador genovês a serviço da Espanha Cristóvão Colombo avistou o litoral do país. Na época, o Suriname já era habitado por índios dos grupos linguísticos aruaque, tupis, caraíbas e karib. Em 1593, Domingo de Vera reivindicou o território para a coroa espanhola.
Os primeiros europeus a ocuparem a região, contudo, foram os neerlandeses e os ingleses, no inicio do século XVII, que passou a ser controlado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais fundada em 1621. Foram trazidos escravos africanos para trabalhar nas plantações de cacau, algodão, cana-de-açúcar, tabaco, café, anil e algodão ao longo dos rios. A primeira capital do país foi Torarica, cidade situada a 37 quilômetros da foz do rio Suriname. Não muito tempo depois, porém,