A GUERRA FRIA, SEUS EFEITOS
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
1.0. A GUERRA FRIA, SEUS EFEITOS
O fim da Guerra Fria foi um acontecimento importante para o continente africano. A maioria dos estados africanos atingira a independência nos anos chave do conflito entre as superpotências e este fora o factor crucial nas relações internacionais de África durante trinta anos. Não é, pois, surpreendente que tal alteração tenha constituído um desafio radical à ordem instituída. O impacto desta mudança estrutural do sistema internacional, e da liberalização na Europa de Leste em particular, sentiu-se em quase todo o continente africano. Este foi um momento precioso que criou a possibilidade de virar uma página histórica dolorosa, especialmente para os estados da África Austral e do Corno de África que mais tinham sofrido com a dinâmica global do conflito entre o Ocidente e o Bloco de Leste. Com raras