filosofia contemporânea
Pode se atribui o inicio da filosofia contemporânea, a crise da filosofia moderna, ``Se o moderno se funda na soberania da razão, o contemporâneo nasce com a crítica ao racionalismo. ´´ É considerada a era das incertezas decorrente principalmente pelas duas guerras mundiais, a revolução russa, de 1917 da crise nuclear da bipolaridade entre comunista e capitalista e as guerras subsequentes destas para terminar com a queda da união soviética resultando na transformação das relações globais em relação de multpolaridades e multbloco assim em um período de muitmudanças e acontecimentos.
O período contemporâneo, de toda a história, da filosofia, é aquele que possui mais significados para o pensamento. Em contrapartida, o filosofar contemporâneo é um verdadeiro mosaico de ideias, não há ponto de equilíbrio, é mutação, é um vir-a-ser. A filosofia contemporânea por ainda ser tão atual, não se permite que se tenha uma visão mais profunda do seu conjunto.
Os vários ramos da filosofia originados na filosofia contemporânea são a psicologia freudiana a sociologia a antropologia a fenomelogia o existencialismo a filosofia analítica e a linguística estrutural essas abordagens tem em comum o interesse pelo significado e pela linguagem, em que consiste? O que o torna possível? Como funciona? O que nos torna civilizados? Alguns decidiram que estudar os impulsos psicológicos ou inconscientes as pulsões animais e toda essa revolução freudiana de inicio de século eram a melhor maneira de explicar o significado para outros era estudar a sociedade a cultura a linguagem a lógica ou a consciência varias outras abordagens diferentes começam a desenvolver seus termos suas técnicas para investigar o significado a simples existência dessas vertentes, às vezes profundamente divergentes entre si e nem sempre tem raízes em comum revela a centralidade do interesse pela questão da linguagem no pensamento contemporâneo.
Em relação a todos essas vertentes citadas