Filosofia contemporanêa
Introdução:
A filosofia surgiu da necessidade e da curiosidade do homem para encontrar respostas sobre tudo que ele desconhecia e via na Natureza e não sabia explicar.
Uma definição mais pormenorizada, mas ainda assim incontroversa e abrangente, é que a filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático, sobre a natureza do mundo em geral (metafísica ou teoria da existência), da justificação de crenças (epistemologia ou teoria do conhecimento), e da conduta de vida a adotar (ética ou teoria dos valores).
Cada um dos três elementos listados possui uma contraparte não filosófica, da qual se distingue pelo seu modo de proceder explicitamente racional e crítico e pela sua natureza sistemática.
Todos nós temos uma concepção geral sobre a natureza do mundo em que vivemos e do lugar que nele ocupamos. A metafísica interroga-se sobre os pressupostos que sustentam acriticamente estas concepções recorrendo a um conjunto organizado de crenças.
Principais pensadores do período contemporâneo e suas teses fundamentais:
Evolucionismo: Darwin.
Positivismo: Comte. Taine. Stuart Mill. Spencer.
Pragmatismo: Wiliam James. Dewey. Pierce.
Idealismo: Fichte. Schelling. Shopenhauer. Hegel.
Socialismo: Saint-Simon. Fourier. Owen. Proudhon. Feuerbach. Marx. Engels.
Fenomenologia: Brentano. Husserl. Schiller. Hartmann.
Lingüística: Suassure.
Psicanálise: Freud.
Filósofos independentes: Kierkegard. Nietzsche.
Linha de pensamentos da filosofia
É um constante pensamento, uma chance que a gente tem de poder parar e pensar sobre um unico assunto, onde a gente revê as coisas da vida, utiliza todas as experiencias que ja tivemos, que pondera sobre maneiras de ser, agir, onde a gente faz acontecer, busca as melhores soluçoes pros problemas do arduo cotidiano, mas isso sempre com um esforço mental muito grande, nao é facil manter uma linha de pensamento, tem que ter empenho,porque isso vem da filosofia, o pensamento é