Resumo Livro História Das Relações Internacionais Contemporâneas
6.1 A Ordem internacional da guerra fria (1947-1955)
A ordem internacional da guerra fria teve origem no seio da Segunda Guerra Mundial.
A Aliança formada pelos EUA, Grã-Bretanha e URSS sustentada na luta contra o Hitler escondia o antagonismo que iria conduzir a sociedade internacional.
Stalin não reconstruiria a econômica soviética na lógica da abertura comercial com o Ocidente, existia um antagonismo nato entre o capitalismo e o comunismo.
Stalin, com seus mais de 20 milhões de mortos na guerra, ensaiava a reconstrução do país com a base na reparações de guerra e na política das zonas de ocupação.
6.1.1 Doutrinas, planos e instituições norte-americanas da guerra fria.
Havia algo subjacente à efervescência política da guerra fria nos EUA nos últimos anos da década de 1940. O multilateralismo econômico.
O Novo conceito de superpotência correspondia,assim, à conjugação da capacidade econômica de exercer forte multilateralismo econômico com a vontade de construção de uma grande área sob a influencia dos valores do capitalismo.
O impulso desenvolvimentista norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial deveria continuar para manter os níveis produtivos anteriores.
A formulação de doutrinas políticas para a contenção dos soviéticos na esfera global, os planos econômicos de reconstrução das áreas atingidas pela guerras mundiais e consideradas vulneráveis a influencia soviética, assim, partes constitutivas de um único objetivo dos EUA.
A Doutrina Truman foi a primeira clara formulação política com caráter universalista dos EUA nos tempos de guerra fria.
O discurso de Truman no Congresso foi uma peça primorosa da dimensão messiânica que os EUA dariam à guerra fria. O presidente insistiu que todas as nações teriam que enfrentar uma escolha fundamental entre duas formas de vida. A primeira, aquela que primava pelas instituições livres e governos representativos. A segunda, a sustentada na vontade da minoria sobre a