Epistemologia e teoria doconhecimento em secretariado executivo
Centro de Ciências Sociais e Educação
Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue
Disciplina: Técnicas Secretariais
Professora: Fabiana Santos
RAIMUNDO NONATO JÚNIOR
RESUMO DO 3º CAPÍTULO DO LIVRO:
EPISTEMOLOGIA E TEORIA DO CONHECIMENTO EM SECRETARIADO EXECUTIVO: A FUNDAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA ASSESSORIA.
GLAUCIENE GONÇALVES PENA
BELÉM- PA
2012
Epistemologia e Teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: a fundação das ciências da assessoria. Raimundo Nonato Júnior. Fortaleza: Expressão Gráfica.
1) HISTÓRIA DO SECRETARIADO: DEMANDAS E CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS À FUNDAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA ASSESSORIA.
Será que podemos compreender o presente sem conhecer o passado?
Como os fatos históricos de uma área podem mostrar caminhos para seu desenvolvimento científico e social?
Não há como entender o momento presente se antes não houver uma compreensão do passado e do futuro. Por isso, ao longo dos séculos, diversas áreas do conhecimento vêm buscando analisar historicamente os profissionais do passado para melhor compreender os caminhos acadêmicos que percorremos atualmente.
E com Secretariado não seria diferente!
Através de uma pesquisa minuciosa sobre a profissão de Secretariado, o autor busca avançar nosso conhecimento sobre a atuação dos assessores no Brasil e no mundo, mostrar a importância da profissão e a consolidação de novos conceitos propostos pelas Ciências da Assessoria.
1.1) ORIGENS DO SABER E DO FAZER DOS ASSESSORES.
A origem da atividade de assessoria está intrinsecamente ligada a do saber. Certamente ela advém dos primórdios das produções do conhecimento humano, pois, para organizar, selecionar e encaminhar fontes de saber é necessário estar assessorado por outras pessoas.
O homem, tal e qual um animal social, produz seu conhecimento em parceria, estando ora sendo assessorado por alguém e ora assessorando outras pessoas. A partir daí, percebe-se que o mundo não foi produzido isoladamente,