Resumo Cap. 5 do livro História Das Relações Internacionais Contemporâneas
Após 1947, o mundo se deparou com uma completa mudança, e rompeu com as heranças da balança de poder do século XIX e com os anos de transição e de instabilidade do período entre guerras. O maior legado pós-guerra foi o surgimento de uma nova ordem internacional, com o surgimento de um mundo Bipolar, sendo ambas as superpotências não europeias.
Ao contrario da Primeira Guerra, a Segunda Guerra, foi efetivamente travada entre todas as nações e culturas do globo. A guerra levou as relações internacionais aos seus mais altos níveis de mundialização.
Houve uma grande mudança na ordem internacional. A Grã-Bretanha e a França deixaram de reinar, a Alemanha e a Itália perderiam os espaços internacionais conquistados pela força.
5.1 A Agonia da Guerra Civil Européia (1939-1941)
A Europa viveu uma guerra interna desde 1914. O período do inicio da Segunda Guerra 1939 até sua verdadeira mundialização 1941, foi o movimento mais dinâmico dessa agonia. Em pouco tempo Londres e Paris deixaram de serem os principais centros do poder internacional para ceder lugar para Washington e Moscou, e até 1945 os Berlin e Tóquio.
A guerra se tornaria realmente mundial somente em 1941, com a junção da guerra japonesa contra a China e da guerra européia, depois da invasão alemã a URSS e do ataque japonês a base americana de Pearl Harbor.
5.1.1 A Guerra Européia (1939-1940)
A guerra européia foi desencadeada em setembro de 1939, com a invasão da Polônia por Hitler e, em seguida, pela URSS, com isso a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha.
A guerra começara lenta e pausadamente, lembrado a muitos a Primeira Guerra.
A Alemanha tinha forças mais favoráveis. Apesar da fraca superioridade naval dos franceses e britânicos, os alemães tinham 3.228 aviões de guerra contra os 1.377 do Reino Unido e 1.254 dos franceses.
Em terra, os canhões e tanques alemães eram também numericamente superiores.