guerra fria
GUERRA FRIA
Soviética criou a RDA (República Democrática Alemã), socialista e com capital em Berlim. Essa divisão foi marcada pela construção do Muro de Berlim, que foi um dos maiores símbolos da guerra fria.
1. INTRODUÇÃO
Com o término da II Guerra Mundial (19391945), o mundo passou por uma forte alteração na ordem política, econômica e social. Esse período iniciou-se com a mudança do foco de hegemonia, antes determinado pela Europa, principalmente pela supremacia do Reino Unido, para a formação de dois grandes blocos de sistemas que marcaram a guerra fria (capitalismo e socialismo).
Essa nova configuração mundial marcada pela bipolaridade, foi derivada de um expansionismo natural, no sentido de que ambos os sistemas (capitalismo e socialismo) tinham o intuito de buscar garantir novos espaços no Globo.
A Guerra Fria, ou paz armada, caracterizou-se por ser uma disputa ideológica, econômica, política, tecnológica e militar. Contudo, nunca determinou uma disputa direta entre as potências, mesmo tendo ocorrido disputas em áreas de influência, principalmente na Ásia e África.
Mar do Norte
Dinamarca
Reino
Unido Grã
Mar
Báltico
URSS
Bretanha
Holanda
Polônia
Bélgica
URSS
Luxemburgo França Tchecoslováquia
EUA
França
França Suíça
Áustria
2. ORIGEM DA GUERRA FRIA
Doutrina Truman
Plano desenvolvido pelo então presidente norte-americano Henry Truman, e consistia em deter ao máximo o avanço do socialismo pelo mundo. Esse princípio norteou as discussões na Guerra Fria, tornando-se o foco político principal do início desse período histórico.
Plano Marshall
Caracterizou-se como um dos principais mecanismos da Doutrina Truman, o plano Marshall tinha como fundamento a ajuda econômica aos países europeus destruídos pela II Guerra Mundial. Esse plano tinha como intuitos: auxiliar no crescimento econômico dos países europeus; proporcionar um aquecimento da economia norte-americana (indústria e comércio); e manter