A grande ilusão
A obra de Angell é denominada “A Grande Ilusão” por estar se referindo a uma crença errônea de que a guerra poderia proporcionar vantagens materiais a quem a empreendia. Assim, o termo “ilusão” reflete com mais fidelidade o caráter singular da sua perspectiva.
2) Qual é a principal tese do autor?
A principal tese do autor colocava em evidência de que a guerra promoverá somente problemas militares, sociais e financeiros, tanto para os vencedores quanto para os perdedores, o que a torna totalmente inviável e inútil.
3) Caracterize o contexto histórico em torno do qual o pensamento idealista se desenvolveu e discuta de que maneira ele foi determinante para este tipo de formação teórica.
Quando surgiu o pensamento idealista o mundo estava tomado pela corrida armamentalistas e prestes a ter a Primeira Guerra Mundial, mas pouco antes disso, como disse Julien Benda, as pessoas estavam acreditando que a era das guerras terminaria: “Em 1898 estávamos sinceramente convencidos de que a era das guerras terminara. Durante os quinze anos transcorridos entre 1890 e 1905 os homens da minha geração acreditavam realmente na paz mundial”, mas um pensamento muito otimista devido aos ocorridos da época. Assim sendo, mais efetivamente após a I Guerra Mundial, em que surge o idealismo, época onde as pessoas eram convencidas que um fluxo de cooperação no Sistema Internacional seria mais eficiente do que guerras.
4) Por que os idealistas se designavam a principio liberais?
Os Idealistas se designavam a princípio liberais por seguirem ideais liberalistas, como por exemplo, a liberdade individual, direito individual, medidas de preservação a violência. O trecho do prefácio à edição brasileira de A Grande Ilusão representa alguns princípios liberais como: “Nós não queremos um equilíbrio de poder entre Estados totalitários e democráticos, entre agressores e vítimas; queremos uma preponderância irresistível