RELATÓRIO DA VISITA AO MUSEU DE BELAS ARTES COM A EXPOSIÇÃO: A HERANÇA DO SAGRADO – OBRAS PRIMAS DO VATICANO E DE MUSEUS ITALIANOS
2013
A exposição tem a responsabilidade de exibir o diálogo existente entre a fé, entre a excelência artística e a profunda religiosidade, sendo esta amparada pelo extenso conhecimento da história sagrada. A exposição apresenta mais de 100 obras, além de terem obras de Michelangelo, Da Vinci, entre outros.
A exposição foi dividida em quatro salas. Sala Jesus Cristo, sala Os Apóstolos, sala Virgem Maria e sala Os Santos. A primeira sala a ser visitada foi a sala Jesus Cristo, onde a ideia que se passa são dos episódios, épocas da vida de Jesus Cristo sendo representadas por meio de quadros como ‘Cristo como Salvador Mundial’ de Da Vinci, ‘Retorno do Filho Prodígio’ de Giovanni Francesco. E esculturas como o ‘Busto do Jovem Cristo’. Além disso, havia uma exposição de crucifixos concebidos por papas, como Papa Leone XIII e São Facio.
A segunda sala, Os Apóstolos, se trata de obras antigas, até mesmo de antes da liberalização do Cristianismo, onde dois apóstolos usavam vestimenta romana. Essa arte foi demonstrada através de alguns quadros, porém o que mais chama atenção são os mosaicos exibidos, como ‘Cabeça do Apóstolo Paulo’ e ‘São Pedro pregando’.
Já a terceira sala ‘Virgem Maria’ mostrava um livro de horas manuescrito da Biblioteca Apostólica Vaticana. Além das belas obras, existe um destaque especial à Nossa Senhora Aparecida.
A quarta e ultima sala trata-se de ‘Os Santos’ está exposto quadros de Santos, como São Sebastião que é padroeiro do Rio de Janeiro, assim como o quadro estava a cabeça de São Sebastião, além de outros objetos preciosos e obras. Assim como São João Evangelista pintado por Reni, que também é o pintor do quadro de São Sebastião., além de outros quadros.