Controle
Componentes de um sistema de controle:
Padrões de controle.
Aquisição de informação.
Comparação.
Ação corretiva.
Recomeço do ciclo de planejamento.
Esses componentes servem como direcionamento para melhor o atendimento e ou produto de uma empresa.
Padrões de Controle:
Os padrões de controle normalmente são extraídos dos objetivos da empresa, claro que tem que se levar em conta a capacidade da empresa e seus recursos disponíveis.
Informação:
Modo de obter informação:
Inspeção visual.
Dispositivos mecânicos ou eletrônicos de contagem e medição, como sistema computadorizados de informação.
Questionários, muito usados em hotel e aviões.
Relatórios verbais ou escritos.
Gráficos e mapas.
Todo o Processo de controle depende da informação que você conseguiu captar.
Comparação
A comparação do desempenho com o que foi planejado não busca apenas localizar os erros ou desvios, mas também permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle, além de proporcionar rápidas comparações, permite localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro. Não é possível modificar o passado, mas a sua compreensão pode propiciar auxilio para, a partir do presente, criar condições para que as operações futuras obtenham melhores resultados.
Ação corretiva
O controle organizacional deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida a adotar. O objetivo do controle é exatamente indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção.
A ação corretiva é tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle. As decisões quanto ‘as correções a serem feitas representam a culminação do processo de controle.