A Gestao da Qualidade em Tempos de Crise
1) Por que a analise econômica atual é relevante para definição do conceito de qualidade a ser adotado pelas organizações?
Porque devido à crise econômica que estamos vivendo, o que estabelecerá se uma empresa sobreviverá ou não é o diferencial e qualidade do produto ou serviço oferecido. Mais que um planejamento estratégico o foco deverá ser a satisfação do cliente.
2) Qual o impacto da análise do cenário econômico na Gestão Estratégica da Qualidade?
É muito importe ficar informado do que esta acontecendo ao redor. Assim as organizações se preparam para enfrentar o cenário que esta vivendo. Aumentando ainda mais suas chances de sobreviver a uma crise.
3) Como as pessoas e as organizações têm sobrevivido em tempos de constantes alterações de cenários? (nacionais e/ ou mundiais)?
Sendo empreendedores e criativos. Buscando alternativas para dribla os impactos da crise econômica. Estando sempre atentos aos fatos atuais e da previsão do que pode acontecer no cenário nacional e internacional.
4) Por que tratar da qualidade em mudanças de percursos (alterações na gestão das organizações) costuma ser problemático? E por que é inevitável?
Tratar da qualidade se torna inevitável em casos de alterações na gestão das organizações, pois se esta existindo uma mudança é por que algo não esta funcionando. As mudanças causam impactos e às vezes incômodos, porém deve se pensar no produto final e na satisfação do consumidor. Assim quanto mais envolvida a equipe estiver, mas fácil será esta mudança.
5) Como crises financeiras que atingem bolsas de valores (desvalorização de ativos) podem ser positivas para a qualidade? E como podem ser prejudiciais à qualidade?
A crise pode ser positiva para a qualidade se julgar que o mercado esta em recessão, e naturalmente sobreviverá o mais forte. E a qualidade é um dos indicadores. Em contra partida deve-se ficar atentos em casos de cortes de gastos, pois esta qualidade acabará ficando