Bioquímica - Lipídios
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
MADSON HENRIQUE DANTAS DE SOUZA
TALYSSA BIA SANTOS E SANTOS
VIVIAN JULIANA SANTOS DE MORAES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL
BELÉM
2015
MADSON HENRIQUE DANTAS DE SOUZA
TALYSSA BIA SANTOS E SANTOS
VIVIAN JULIANA SANTOS DE MORAES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL
Trabalho apresentando à disciplina de Bioquímica, ministrada pela docente Danielle Feio, no curso de graduação em Fisioterapia, na Universidade do Estado do Pará.
BELÉM
2015
1. INTRODUÇÃO
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Suas principais funções são: Reserva energética; Composição estrutural (membranas); Sinalização e pigmentação celular.
São características dos lipídios a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando assim natureza hidrofóbica. Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema do ovo. Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais. Os lipídios podem ser classificados em: Ácidos graxos, triacilgliceróis, ceras, fosfolipídios, glicolipídios e isoprenóides.
Os lipídios representam ao redor de 30% do que consumimos diariamente na nossa dieta. Incorporá-los na alimentação é de grande importância, já que por suas características cumprem funções vitais, que permitem um bom funcionamento do organismo.
2. MATERIAL E MÉTODOS
Durante as aulas práticas de