BIOQUÍMICA CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS
FONTES ALIMENTARES: Grãos (cereais e leguminosas), produtos farináceos, doces e refrigerantes.
Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas. A ingestão diária recomendada de carboidratos é de 50% a
60% do valor calórico total. Eles são encontrados nos amidos e açúcares e, com exceção da lactose do leite e do glicogênio do tecido animal, são de origem vegetal.
Os carboidratos são classificados em simples e complexos. Glicose, frutose, sacarose e lactose são os carboidratos simples mais encontrados nos alimentos, estando o amido entre os complexos.
Os carboidratos simples são formados por açúcares simples ou por um par deles; sua estrutura química faz com que possam ser facilmente digeridos e mais rapidamente absorvidos. Como exemplo temos açúcar de mesa, mel, açúcar do leite e das frutas, garapa, rapadura, balas, muitos chicletes, doces em geral, refrigerantes, entre outros.
Alguns alimentos que contêm carboidratos complexos:
• cereais e derivados, como arroz, trigo, centeio, cevada, milho, aveia, farinhas (de trigo , de mandioca, de milho), massas, pães, biscoitos, tapioca, cuscuz, macarrão, polenta, pipoca;
• tubérculos: batata-doce, batata, inhame, cará, mandioca, mandioquinha; • leguminosas: feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja. MONOSSACARÍDEOS: São açúcares simples de moléculas pequenas (de 3 a 7 átomos de carbono), também denominados de oses, não sofrendo hidrólise. São denominados de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Dos monossacarídeos de interesse biológicos estão as pentoses (ribose e desoxirribose - constituintes dos ácidos nucléicos - DNA e RNA) e as hexoses (glicose, frutose e galactose, fontes energéticas para as células e para os seres vivos).
OLIGOSSACARÍDEOS: São açúcares formados pela união
(ligações glicosídicas) de dois a dez monossacarídeos.
Sofrem hidrólise e os mais importantes são os
dissacarídeos