gostária muito de ler
celular
Santa Inês-BA/09/09/2014
Componentes: Emanuelle Moraes, Rebeca Souza e Flávia Alessandra
Disciplina: Biologia serie: 1° Turma: e
Professora: Romária Araújo
Bioquímica Celular
No estudo da Bioquímica Celular as principais moléculas que formam as células é fundamental para entender a a dinâmica dos seres vivos. Água, sais minerais, carboidratos, oxigênio, proteínas, aminoácidos, vitaminas, nucleotídeos entre outras moléculas, são parte no universo de estudos na Bioquímica celular e estão os elementos essenciais presentes em todas as células vivas. Essas moléculas desempenham as mais diversas funções, como a regulação da temperatura, transporte de substâncias, lubrificação, regulação hormonal entre tantas outras funções. Essas moléculas servem como base para a regulação e manutenção da harmonia celular.
Sais minerais
Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc.
Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina. Lipídios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas,