Trabalho
O contato direto com natureza, o relaxamento físico e mental também é um coadjuvante importante no processo de reequilíbrio orgânico. Aprender a respeitar os próprios limites desenvolvendo hábitos saudáveis como, por exemplo, dormir ao menos de 6 a 8 horas por dia, alimentar se regulamente com intervalos de 3 em 3 horas. Todos esses procedimentos visam à prevenção de doenças hipocinéticas. A prática regular de exercícios é recomendada as pessoas de todas as idades e podem ter início em qualquer fase da vida.
Lembrando que antes de iniciar qualquer atividade física é necessário uma pré-avaliação feita pelo médico que saberá orientar o paciente sobre todos os procedimentos necessários. Além do médico é sempre bom contar também com a orientação do Profissional de Educação Física.
O QUE É
As doenças hipocinéticas são as doenças ocasionadas pela ausência ou insuficiência falta de exercícios físicos, ou pela má alimentação e pelo uso de bebidas ou cigarro. A seguir algumas doenças hipocinéticas muito famosas.
Essas doenças se relacionam principalmente com as áreas dos sistemas cardiovascular, metabólico, hormonal, nervoso autônomo e o sistema nervoso central e com o aparelho locomotor ativo e passivo, além de serem assintomáticas (não possuem sintomas). Dentre elas estão hipertensão arterial, diabetes II, doenças reumáticas e respiratórias, sarcopenia (perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento) e obesidade.