contas a receber
E
CRÉDITO E COBRANÇA
Contas a Receber
Conceito
Contas a receber é basicamente uma lista de receitas financeiras que uma empresa tem a receber.
Para uma gestão financeira eficiente faz-se necessário o uso de controles gerenciais, com informações que possibilitem o planejamento de atividades e o controle de resultados.
O controle de Contas a Receber é muito requisitado, sobretudo para tomada de decisões e constitui um dos ativos mais importantes da empresa, os créditos a receber, provenientes de vendas a prazo.
Atribuições
Para uma eficiência em gerência de finanças é importante controlar gerencialmente vários dados, por exemplo, os controles das contas a receber dão fornecimento de várias informações que ajudam a tomar decisões sobre os ativos importantes, os créditos de vendas feitas no prazo. É possível identificar elementos e verificar a data e o montante dos valores recebíveis, descontos que foram concedidos e juros a serem recebido, quem paga em dia, o que já venceu e o que há de atraso, o que fazer para cobrar e o que foi recebido em atraso, entre outras coisas.
Geralmente, as principais atribuições do departamento de contas a receber são:
1) Emissão de cobranças para os clientes;
2) Identificação e controle dos recebimentos;
3) Cobrança dos clientes inadimplentes.
De onde vêm às contas a receber?
A contas a receber é um registro que informa que existe um valor X em dinheiro a receber em uma determinada data, provenientes de vendas a prazo de mercadorias ou Patrimônios.
Vendas a prazo: A empresa entrega a mercadoria, recebendo como forma de pagamento um cheque pré-datado ou emitindo um carnê de cobrança ao cliente.
Direitos patrimoniais: O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a empresa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc. O direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, ou seja, quando se vendem