Organiza Es Em Rede
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CENTRO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DE PESQUISA
CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ORGANIZAÇÕES EM REDE
DISSERTAÇÃO APRESENTADA À ESCOLA
BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE
EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Danielle Costa Reis Migueletto
Rio de Janeiro, 2001.
Agradecimento
Inúmeras pessoas merecem os meus agradecimentos na realização deste trabalho, entretanto, e justamente, me refiro à mais importante.
Ao Filipe, por compartilhar comigo a inquietação em compreender, de forma consistente e crítica, as coisas complexas da nossa sociedade, agradeço o carinho, a sinceridade e a intensidade nos nossos diálogos.
2
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno das organizações que se articulam em rede com a finalidade de aliar interesses em comum, ou resolver um problema complexo, ou ainda ampliar o raio de alcance de suas ações. Nesse sentido, as organizações que se articulam em rede reconhecem, primeiramente, que não podem alcançar determinados objetivos de forma isolada e necessitam conciliar seus recursos com os de outras organizações, como, por exemplo, informações, conhecimento, dinheiro, ou até mesmo, status, experiência, legitimidade.
Os tipos de rede variam, principalmente, de acordo com o nível de autonomia dos atores e com a natureza das relações de interdependência que estabelecem entre si, resultando num espaço permeado por troca de idéias, sinergia de ações e, também, conflitos de opinião e interesses.
No campo de estudo da administração, as redes correspondem a um fenômeno organizacional que traduz a complexidade dos empreendimentos contemporâneos, se utiliza da flexibilidade proporcionada pelas tecnologias de comunicação e incorpora os estilos de gestão que buscam maior participação e compromisso das pessoas envolvidas.
Em contraposição ao modelo de organização burocrática, a rede pressupõe uma disposição horizontal dos atores, sejam