A Inten O Discutir O Papel Da Escola Na Organiza O Das Adapta Es Necess Rias Ao Sucesso Do Aluno Portador De Defici Ncia Inclu Do Na Rede Regular De Ensino

486 palavras 2 páginas
A intenção é discutir o papel da escola na organização das adaptações necessárias ao sucesso do aluno portador de deficiência incluído na rede regular de ensino. Para isso, privilegiaremos algumas produções e práticas pedagógicas de sucesso, no âmbito do ensino especial, baseadas no modelo e no referencial teórico sócio-histórico, cujas concepções de educação, de currículo, de conhecimento, de desenvolvimento e aprendizagem, de professor e de aluno são assumidas nesse trabalho.

A visão tradicional de currículo que, de modo geral, orienta a organização escolar, pauta em procedimentos, técnicas e métodos preocupados com a transmissão de “conhecimentos” e com a fixação destes, através de atividades meramente mecânicas por parte tanto do professor como do aluno. Os conteúdos são selecionados de forma acrítica, sem uma contextualização com a realidade e, na maioria das vezes, desprovidos de sentido para os alunos, concebidos como meros receptores do conhecimento.

Entretanto, apesar da prevalência das práticas pedagógicas tradicionais e instrumentalizadoras, pode-se perceber um esforço, cada vez maior, por parte das políticas públicas e dos educadores, em instituir uma prática pedagógica voltada para a qualidade do ensino, amparada numa visão crítica de currículo.

A perspectiva crítica de currículo dá um passo importante em relação ao como ensinar – ênfase do currículo tradicional. Pois, apesar de admiti-lo como um importante componente curricular, relaciona-o ao por que, para quê e a quem se dirige o ensino, analisando e discutindo essas questões nas suas relações com o processo ensino/aprendizagem.

A função da escola é ensinar, cuja concretização se dá no processo de aprendizagem e de apropriação de conhecimentos e habilidades acumulados na história da humanidade, bem como no de criação de novos conhecimentos que emergem dessas relações sociais, incorporados na história futura, por parte dos envolvidos – professores e alunos. Quando o ensino é concebido dessa

Relacionados