O Gerenciamento De Redes Complexas Um Desafio Que A Maioria Das Organiza Es Enfrenta
As tarefas da gerência podem ser agrupadas em categorias táticas e estratégicas. As tarefas táticas são relacionadas à resposta às situações atuais tais como falhas, congestionamento, e a qualidade inaceitável do serviço. Estas tarefas incluem a solução de problemas, a configuração, e o ajuste de fluxos de tráfego.
As tarefas estratégicas tomam uma perspectiva de mais longo prazo. Estão orientadas para o planejamento adequado a fim de evitar limitação/escassez de recursos ( dimensionamento ) em função do crescimento constante da rede. Além disso, as tarefas estratégicas usam a informação para ajustar operações, otimizar a qualidade, e manipular as facilidades de modo a reduzir os custos operacionais totais.
Os elementos principais de um sistema de gerência são aplicações e agentes do gerente de rede.
Os agentes são os "trabalhadores" do sistema de gerência - são projetados para se integrar com dispositivos, computadores, e aplicações da rede. Os agentes coletam informações de gerenciamento e reportam os problemas a um gerente.
O gerente controla um conjunto de agentes e assegura-se de que estes coletem a informação apropriada.
Aplicações de gerência, ou ferramentas, usam informação coletada e "histórica" para um conjunto de ações táticas e estratégicas.
A seguir, temos uma descrição detalhada a respeito das principais ferramentas de gerência de redes :
GERENCIADORES DE ELEMENTO
Definição: O software geralmente fornecido pelo fabricante para gerenciar um tipo específico de dispositivo (elemento), de sistema, ou de aplicação.
Usado primeiramente para a configuração e a pesquisa de defeitos. As potencialidades variam de básico a mais sofisticado conforme a consistência automatizada de checagem, opções