Resumo Anthony Giddens Organiza es e Redes
Bacharelado em Administração
Resumo – Anthony Giddens
Cap. 17: Mídia
Humberto Batista Xavier
1º Período - Noite
Recife
Dezembro/2014
Giddens, A. Organizações e Redes. In: Sociologia, 6ª Edição, 2012, São Paulo. Resumo p. 555-585.
O autor inicia o capitulo traçando um paralelo entre a vida industrializada e o processo de comercialização das empresas de “fast food”. Tomada como exemplo a Mc Donald’s que em função do seu milimétrico padrão eficiente de atendimento e fabricação de produtos para consumo imediato dos seus clientes promove uma padronização racional em qualquer uma de suas 31mil lojas espalhadas no mundo. A metáfora utilizada serve para justificar o fenômeno da racionalização da sociedade ao qual se acredita ter para o cliente em ter suas necessidades atendidas, mas também de forma intrínseca e subliminar os malefícios que tal fenômeno provoca a denominada de “a irracionalidade da racionalidade” experimentada pelos atores internos dessas empresas.
Essa abordagem inicial é utilizada para reforçar a importância dos estudos de Max Weber nas organizações atuais bem como a sua aplicabilidade. A preocupação do autor se dá pela demanda crescentes de novas organizações que crescem com outros novos atributos tecnológicos e com novas configurações de comportamento. O autor analisa as interações nas organizações e as possibilidades de construção da transformação social. Ele expõe a influencia das organizações no nosso cotidiano e de como elas se tornaram essenciais à vida contemporânea, alem de explicar que nelas as relações de poder desempenham papel central de inclusive formar novos saberes. O autor relata que comportamento dos grupos sociais está condicionado a dois tipos de organização: a organização formal e a organização informal.
Para o autor o comportamento dos indivíduos no trabalho não pode ser compreendido sem considerar a organização formal e suas relações com a organização