A formação social da mente
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
A formação social da mente – Lev Vygostky
A pré-história da linguagem escrita
“Ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. O ensino da linguagem escrita depende de um treinamento artificial. Tal treinamento requer atenção e espaços enormes, por parte do professor e do aluno, podendo-se, dessa forma, tornar fechado em si mesmo, relegando a linguagem escrita viva a segundo plano. A escrita lhes é imposta de fora, vindo das mãos dos professores.”
“Até agora a psicologia tem considerado a escrita simplesmente como uma complicada habilidade motora. A linguagem escrita é um sistema particular de símbolos w signos cuja dominação prenuncia um ponto crítico em todo o desenvolvimento cultural da criança. A linguagem escrita é constituída por um sistema de signos que designam os sons e as palavras da linguagem falada, os quais, por sua vez, são signos das relações e entidades reais e as relações entre elas. A única forma de nos aproximar de uma solução correta para a psicologia da escrita é através da compreensão de toda a história do desenvolvimento dos signos na criança.”
“O gesto é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança, os gestos são a escrita no ar, e os signos escritos são, freqüentemente, simples gestos que foram fixados.
Existem dois outros domínios onde os gestos estão ligados à origem dos signos escritos. O primeiro é o dos rabiscos das crianças. Em experimentos realizados para estudar o ato de desenhar, observamos que, freqüentemente, as crianças usam a dramatização, demonstrando por gestos o que elas deveriam mostrar nos desenhos.”
“A segunda esfera das atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças. Para elas alguns objetos podem de ponto, denotar outros, substituindo-os e tornando-se seus signos; não é importante o grau de similaridade