a formação social da mente
Vygotsky’s and Wallon’s Contribution to the understanding of childhood development Ivanilda Maria e Silva Bastos*
Sonia Regina Pereira**
RESUMO: Na perspectiva de buscar subsídios para a compreensão da educação como um trabalho educacional-pedagógico e entendêla como uma prática social que precisa de uma grande parcela de contribuição de outras áreas do conhecimento para transformar a sua tarefa de forma interdisciplinar, recorreu-se a fundamentações histórico-sociais, com o objetivo de comparar e conhecer quais os elementos julgados necessários e fundamentais para a efetivação de uma prática adequada às particularidades das crianças, na visão dos teóricos Lev Semenovich Vygotsky e Henri Wallon.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação.
Aprendizagem.
Histórico-social. Interdisciplinar. Wallon. Vygotsky.
Prática.
ABSTRACT: This paper sought social-historic foundations in order to strengthen the understanding of education as pedagogicaleducational work and as a social practice that needs strong contributions from other fields of knowledge to transform its task in an interdisciplinary manner. The goal was to compare and understand factors that are necessary and essential to allow educational practices suitable to the particularities of children, from the perspective of Lev Semenovich Vygotsky and Henri Wallon.
KEY WORDS: Education. Learning. Practice. Social-historical context. Interdisciplinary matter. Wallon. Vygotsky.
1 Vygotsky na Educação
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na Rússia em 1896 e ali viveu até 1934, quando, com apenas 38 anos, morreu de tuberculose. Trabalhando com um conjunto de estudantes e colaboradores tão talentosos como Luria, Leontiev e Sakharov, iniciou uma série de
*
Mestranda do Programa de Educação e Cultura – Turma II da UDESC/Joinville. E-mail: ibastos@univille.edu.br **
Mestranda do Programa de Educação e Cultura – Turma II da