A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE
Trabalho desenvolvido no Curso de Pedagogia – como obtenção parcial de crédito para a disciplina Didática e Estratégias e recursos da educação com pessoas com necessidades Especiais
Resumo feito a partir do Livro a : A Formação Social da Mente. L. S. VIGOSTKI, psicólogo de formação multidisciplinar cuja o levou a estudar a psicologia infantil e suas aplicações pedagógicas.
Começou-se o estudo do desenvolvimento infantil começou a ser feita por comparação à botânica, associado à maturação do organismo como um todo. Como maturação por si só, é um fator secundário e não explica o desenvolvimento de formas mais complexas do comportamento humano, a psicologia moderna passou a estudar a criança a partir dos modelos zoológicos, isto é, da experimentação animal.
Para Vygotsky, o momento de maior significado no desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática estão juntas, a criança, antes de controlar o próprio comportamento, começa a controlar o ambiente com a ajuda da fala, produzindo novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do próprio ambiente. A criação dessas formas humanas de comportamento produz o intelecto, e constitui a base do trabalho produtivo: à forma especificamente humana do uso de instrumento.
No livro, Formação Social da Mente , Vygotsky tem por objetivo caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se desenvolveram durante a vida do indivíduo e enfatiza três aspectos:
• Relação entre seres humanos e o seu ambiente físico e social. • Novas formas de atividade que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamentos entre o homem e a natureza e as consequências psicológicas dessas formas de atividade.• A natureza das relações entre o uso de instrumento e desenvolvimento da linguagem.
Experiências feitas por Vygotsky