A formação de professores e o aluno das camadas populares
Para Durkheim a educação é base de tudo, ou seja, é por meio dela que se constrói a moral e a ética, condição de maior importância para que o indivíduo seja inserido à sociedade ou grupo social a que pertence.
Ele considera a educação como uma ação do adulto exercida sobre as gerações mais jovens que ainda não está preparado para a vida social, tendo como principal objetivo incentivar e desenvolver, na criança/jovem/adulto, suas aptidões físicas, intelectuais e morais, exigidos pela sociedade a que pertencem e meio social que desejem se inserir.
Definição de educação
Educação é a transferência/aprendizado de hábitos, costumes e valores de uma geração para outra. Ela se dá através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
A educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização. É o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.
Os educadores transferem conhecimentos e habilidades para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.
Educação moral
É aquela que forma um conjunto de ações e hábitos adquiridos na criança. Deve ser lembrada sempre que formos incumbidos dessa função, sem jamais esquecer de como devemos tratar de cada pequenino que nos são atribuído educar, e pensando como somos avaliados por eles. Pensando assim, é absolutamente necessário lembrar que a criança desde a mais tenra idade assimila pelo exemplo,