Relato de experiência sobre entrevista na semiologia
TERESINA – PIAUÍ
FEVEREIRO (2011)
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENTREVISTA
Trabalho Apresentado à Disciplina de Semiologia e Semiotécnica apresentado, a Orientadora aaaaaaaaaaacomo pré-requisito necessário para obtenção parcial de nota.
TERESINA - PÍAUÍ FEVEREIRO (2011)
ENTREVISTA
A entrevista é um instrumento para a triagem de sintomas anormais, problemas de saúde e preocupações, e registra as maneiras como a pessoa responde a essas situações, abrindo espaços para a promoção da saúde (PORTO, 2009).
No processo de enfermagem a entrevista favorece o desenvolvimento dos papéis específicos da Enfermagem e demonstra a complexidade do cuidado. Além de contribuir para que o profissional deixe de ser um mero executor de tarefas e passe a membro integrante da equipe de saúde, capaz de avaliar suas ações, as quais devem produzir melhoria na qualidade da assistência e na condição do paciente (NÓBREGA & SILVA, 2009).
Para realização dessas entrevistas foi utilizado uma ficha clínica elaborada pela orientadora da disciplina de semiologia e semiotécnica que nela contém de história clínica à condição atual dos clientes. Para este estudo, as entrevistas foram realizadas no Município de Caxias em uma Churrascaria.
A partir disso a sensação que experimentei ao estar pela primeira vez diante de uma pessoa com a finalidade de entrevistá-lo foi de muita insegurança. Apesar das orientações que recebi da orientadora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica antes de partir para a entrevista praticamente desapareceram no momento em que estava realizando. Essa situações fez com que me sentisse confusa. A medida que fui entrevistando as pessoas, deixei de me sentir insegura e compreendi que a insegurança era natural devido o momento de aprendizado em que me encontro.
Outra dificuldade dificuldade que encontrei e ao mesmo tempo um obstáculo pra mim