Formação de bons professores
Resumo
Em uma matéria sobre a procura de vagas na escola publica pela classe media, foi dito por uma diretoria de Escola 1ºgrau. “Nossa escola publica, apesar de tudo ainda tem um ensino tem um ensino elitista; A faculdade não ensinam os professores a lidar com a cultura popular; A gente vai aprendendo na pratica, se tiver interesse” (jornal do Brasil, 14.7.91). Com a afirmação da diretora, já que hoje em dia lidar com as crianças, independente de escolas particular ou publica é difícil, porque os pais não têm educado os filhos para respeitar e diferenças do ambiente escolar. E realmente os professores não estão sendo bem preparados pelas faculdades para enfrentar crianças tão apreensivas. E conforme o interesse dos professores para buscar soluções em relação a essa dificuldade apresentadas; para ajudar o futuro professor é indispensável que se capacite em compreender o universo cultural do aluno.
A questão do etnocentrismo, segundo Bordieu, 1985.
“A construção dos currículos que preparam professores para os dois primeiros graus do ensino precisa incluir a discussão de como esses currículos podem melhor contribuir para o rompimento com a visão etnocêntrica que somente concebe como cultura as formas culturais dominantes”.
Às vezes até mesmo sem querer o professor acaba deixando que o preconceito acabe deixando que o preconceito reine na sala de aula. Devido talvez fazer comentários sobre culturas ricas e culturas pobres, cultura complexa e cultura simples, favorecendo assim que o aluno tire sua própria conclusão, criando um clima de que ainda é a elite que manda. Como vivemos num mundo capitalista infelizmente somos forçados a pensar que sempre quem vai ter razão será aquele com o poder aquisitivo melhor. A consciência da pluralidade cultural e o confronto constante do pensamento com variados universos podem ajudar o futuro professor a