A Formação da identidade do aluno em educação a distância
Sarah Christina Carvalho Batista1
Suzana Rodrigues Coutinho1
RESUMO
Esse artigo provoca a discussão sobre a formação da identidade do aluno que procura pela educação a distância. Tem o objetivo de conhecer o estudante que opta por essa modalidade ainda nova no Brasil. Ele buscou responder se o entendimento da identidade do aluno da EAD auxilia na prática educativa de forma a surpreender com a formação em alto nível de alunos conscientes e críticos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. De acordo com a literatura analisada, pode-se dizer que uma pedagogia atenta e atuante e o bom design instrucional podem garantir a alta qualidade dos cursos da modalidade a distância. No ambiente virtual, a identidade do estudante se corporifica por meio do seu discurso. Por não existir a possibilidade de haver uma presença física, a configuração do sujeito se dá através da sua própria fala.
Palavras-chave: Educação à distância. Pedagogia. Identidade.
1. INTRODUÇÃO
A diversidade no sistema educacional agrega uma necessidade cada vez mais evidente para a sociedade da importância de situar a comunidade educativa num estado de desequilíbrio, mudanças e adaptações. Colocar em foco a discussão da diversidade para a educação formal significa trabalhar a identidade e diferença que envolve as histórias dos sujeitos alunos.
A realidade de cada aluno que frequenta instituições deve ser considerada e valorizada de forma aberta, pontual e flexível, utilizando de praticas pedagógicas que não sejam somente técnicas e métodos de ensino, pois as questões de identidade estão envolvidas pela problemática de poder e de ideologia que abrange as relações humanas nos planos micro e macro social.
A expansão da educação a distância (EAD) no ciberespaço exige que fiquemos atentos ao importante contexto de formação de identidades por parte do aluno. Há uma carência de estudos neste sentido, o que configura um atraso muito grande na