Pedagogia
Universidade Aberta do Brasil
Pedagogia a Distância
Identidade Profissional e Formação do Professor da Educação Infanti
GOVERNADOR VALADARES
NOVEMBRO - 201
Identidade Profissional e Formação do Professor da Educação Infantil
Monografia que será apresentada no curso de graduação de pedagogia À distancia da Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Minas Gerais, para a conclusão do Curso de Pedagogia.
GOVERNADOR VALADARES
Dezembro - 2012
Introdução:
O interesse de pesquisar sobre a Formação dos Professores da Educação Infantil, advém das minhas experiências como estagiária , das observações da prática docente e a relação professor/aluno, cheguei a conclusão de que discussões teóricas eram fundamentais, para que se pudesse compreender as situações vivenciadas no dia -dia, isto é, no cotidiano das escolas. Para entender melhor como se dá prática docente e a relação aluno/professor foi importante analisar, como vem se processando a formação do profissional da Educação Infantil, ao longo da história da educação brasileira como conseqüência dessa investigação; verifiquei que o referido posicionamento poderia ser resultante de uma concepção, que valorizava o dom, a idoneidade moral da professora e o “jeito maternal de ensinar”.
Temos hoje uma legislação bastante avançada no que diz respeito aos direitos das crianças brasileiras. O primeiro documento oficial a proclamar o direito da criança à creche e à pré-escola foi a Constituição Federal de 1988 (Art. 227), é com esse marco legal que o Brasil inaugura o direito das crianças brasileiras à educação infantil: as creches e pré-escolas deixam de ser apenas um direito das mães que trabalham fora e passam a representar um direito das crianças. É assim que é dado o primeiro passo em defesa dos mais pequenos em nosso país.
Esse direito é confirmado pela legislação posterior: no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990 e, em seguida, a