Show de truman e os esquemas de condicionamento usados no filme
O Behaviorismo radical de Skinner é muito criticado na atualidade por educadores, sociedade e mídia, em especial a televisiva, que algumas vezes aborda este assunto na teledramaturgia. Um dos filmes que enfocou bastante esta relação do indivíduo com o ambiente é o Show de Truman.
O Show de Truman é uma espécie de BBB, criado por um diretor que acredita no controle das ações humanas. Para prova essa crença, ele criou o reality show de Truman, um programa líder em audiência, porque tem como personagem principal um sujeito que desde cedo foi educado por reforços positivos/negativos e por reflexos condicionados.
O filme se passa em uma ilha cenográfica e para manter Truman nela Christof, o diretor do filme, reforça de maneira negativa a permanência de Burbank simulando a morte por afogamento de seu pai, fazendo com que ele tenha medo do mar é, portanto não tenha coragem de pegar um barco e sair da ilha.
Truman tem uma vida pacata, é casado com uma enfermeira e trabalha numa corretora de seguros. Sua vida é monótona, todos os dias ele se levanta vai para o trabalho encontro os vizinhos e repete a mesma frase “E se eu não os vê de novo, tenham um bom dia” e sai, no caminho encontrar outras pessoas dentre elas dois velhinhos que sempre dizem que irão ao trabalho dele fazer um seguro, no entanto isso