Os circuitos da produção
O espaço industrial Brasileiro
O espaço industrial é caracterizado pelo elevado nível de infra-estruturação, desenvolvido segundo uma rede viária estruturante, servido por vias de comunicação, estacionamentos, infra-estruturas de saneamento e de abastecimento com características e capacidades adequadas destinado à implantação de estabelecimentos e actividades industriais não integráveis em espaço urbano ou espaço urbanizável, bem como ainda armazéns, serviços e actividades de apoio ou induzidas e de grande superfície comercial.
Categorias de espaço industrial:
1 - No espaço industrial são consideradas as seguintes categorias de espaço, onde é autorizada a construção de infra-estruturas urbanísticas e edificações através de licenciamento municipal de loteamento urbano e de construção, e ainda estabelecimentos e actividades industriais, através de licenciamento industrial:
a) Área industrial existente - correspondente à zona industrial do Cadaval , dispondo de plano de pormenor ratificado em 18 de Março de 1992, registado em 25 de Março de 1992 e publicado em 14 de Julho de 1992, cujas disposições se mantêm;
b) Área industrial proposta - correspondente às áreas industriais propostas e a constituir no Cadaval, em Murteira e no Cercal.
2 - Além da área industrial existente e área industrial proposta, existem licenciados estabelecimentos e actividades industriais nos espaços agrícola, florestal e agro-florestal que se mantêm como existentes.
3 - Poderão ser licenciados outros estabelecimentos e actividades industriais, no espaço agrícola, no espaço florestal, e espaço agro-florestal.
O espaço agropecuário brasileiro
O Brasil se destaca no mercado mundial como exportador de alguns produtos agrícolas - café, açúcar, soja e suco de laranja. Entretanto, para abastecer o mercado interno de consumo, há a necessidade de importação de alguns produtos, com destaque para o