Aula 1 Midia Linguagem e Pensamento
Cíntia Dal Bello
Fonte: http://www.cintiadalbello.blogspot.com.br/2010/09/midia-linguagem-e-pensamento-uma.html
As duas telas fazem parte da apresentação sobre o texto “Mediações tecnológicas e suas metáforas” [SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. (Capítulo 8).], realizada em agosto de 2010 no PEPGCOS da PUC-SP, durante a aula da Professora Lúcia Santaella, pelo grupo de alunos Cíntia Dal Bello, Cynthia Mello Ferrari, Márcia Fusaro e Marcelo Suárez.
A primeira tela sintetiza as considerações presentes no texto sobre a crescente complexização dos dispositivos tecnológicos de comunicação, além de apresentar as características que possibilitam sua classificação em uma das cinco gerações identificadas.
Assim, a 1ª Geração corresponde aos meios eletromecânicos (tecnologias de reprodução: fotografia, jornal, revista, cinema). Embora esses meios tenham sido responsáveis pelo processo de massificação das informações, a preponderância dos meios da 2ª Geração (rádio e tv), efetivamente tecnologias de difusão, acabou por tornar os meios da geração anterior um "tanto quanto" elitistas, uma espécie de "distintivos" culturais.
Os dispositivos da 3ª Geração (que Santaella irá chamar de "Cultura das Mídias") marcam um silencioso e crescente movimento em direção à personalização - contrário, portanto, à corrente de programação massiva propiciada pelos meios anteriores. Meios eletrônicos reinventam-se com o surgimento do controle-remoto, do videocassete, do walkman, da tv por assinatura, do videogame, do paperview. Meios impressos sofrem as pressões da fotocopiadora, revistas e jornais partem para assinaturas segmentadas.
A 4ª Geração, com o advento das máquinas computacionais conectadas em rede, maximiza o processo de segmentação ou personalização precedente, pois confere ao "antigo" receptor um novo status: este agente "navegador" traça sua rota por meio dos