Os circuitos da produção
Nesse tema, enfatizaremos o processo de industrialização brasileiro, que permite compreender a consolidação de um pólo industrial no Sudeste e de periferias industriais nas demais regiões do país. O objetivo é elucidar conceitos e conteúdos fundamentais para o entendimento do espaço industrial brasileiro, aliado ao trabalho conceitual, à perspectiva histórica e à abordagem sobre a atual distribuição espacial da atividade industrial no território nacional e, em particular, no Estado de São Paulo.
Vamos analisar dois registros culturais, onde é abordado o espaço industrial brasileiro.
O primeiro é a canção Três apitos, de Noel Rosa, na página 3 do caderno do aluno.
Noel de Medeiros Rosa foi um compositor carioca, nascido no bairro de Vila Isabel em 1910, no Rio de Janeiro, e que se tornou conhecido, anos mais tarde, como o “Poeta da Vila”. Ao longo de sua curta e densa carreira, Noel produziu aproximadamente trezentas músicas, sozinho e com parceiros, sendo a maioria das letras de sua autoria, e compôs alguns “clássicos”, edificando uma obra que contribuiu para a formação da história da música popular brasileira. A obra do compositor é centrada em um microcosmo social caracterizado pelo samba, Vila Isabel e a sociedade carioca da década de 1930. Este universo está bem presente na canção Três apitos de 1933, cujo título indica o espaço social em que se desenvolve a história narrada pelo autor: a emergente sociedade industrial brasileira, que originava duas classes sociais nascentes, a burguesia industrial e o proletariado tipicamente urbano, que começou a surgir com o enfraquecimento das oligarquias agrícolas.
O segundo registro cultural é a tela Operários, na página 4 do caderno do aluno, da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), realizada no mesmo ano em que Noel Rosacompôs Três apitos. Tarsila foi a “primeira dama do modernismo brasileiro”, uma das responsáveis pela arte