Os circuitos da produção
Nesse tema o processo de industrialização brasileiro, que permite compreender a consolidação de um polo industrial no Sudeste e de periferias industriais nas demais regiões do país. O objetivo é elucidar conceitos e conteúdos fundamentais para o entendimento do espaço industrial brasileiro, aliado ao trabalho conceitual, à perspectiva histórica e à abordagem sobre a atual distribuição espacial da atividade industrial no território nacional.
Vamos trabalhar conteúdos fundamentais sobre o espaço agropecuário brasileiro, partindo de conceitos essenciais acerca da modernização da agricultura brasileira e questões noticiadas pela mídia. Os objetivos são adquirir noções básicas, a organização e as contradições da produção e as relações de trabalho ao lado de circuitos de produção modernos, o campo brasileiro que convive com a expropriação de trabalhadores de suas terras e a injusta estrutura fundiária brasileira.
Ao abordar conceitos fundamentais para o entendimento da urbanização brasileira durante o século XX e as causas históricas que ajudam a explicar a maior concentração populacional e de atividades econômicas no Sudeste (em particular, nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro), vamos ampliar e fornecer uma visão de conjunto sobre conteúdos estudados no texto 5 (espaço industrial) e estabelecer conexões com o que já foi desenvolvido no 1º. bimestre sobre a formação do território brasileiro, quando é ressaltada a importância da atividade mineradora para o surgimento de cidades no Brasil, dentro da perspectiva das origens da rede urbana brasileira atual. Enfatizaremos a configuração das atuais rede e hierarquia urbanas brasileiras, esclarecendo conceitos importantes, tais como urbanização, rede e hierarquia urbanas, região metropolitana, espaço polarizado ou polarização, divisão territorial do trabalho, função urbana, metrópoles nacionais e regionais, centros regionais e sub-regionais, entre outros.
Vamos continuar falando sobre as