A finalidade da existência humana
A finalidade da existência humana seria viver em harmonia com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com o planeta (fazendo a nossa parte como não desmatar, não poluir os rios, reciclar o lixo, etc.). Resumindo: “amar” o próximo, a vida, o planeta. Quando nos esquecemos de “amar” toda a existência perde o sentido.
O sentido da vida se perdeu ao longo dos séculos, quando o individualismo, o consumismo, a busca desenfreada pelo “ter”, fez com que o homem se esquecesse que o mais importante é o “ser”.
O homem deixou-se dominar pelos códigos morais e éticos de uma cultura narcisista, academias lotadas e igrejas cada vez mais vazias.
O homem que cria, recria, explora e principalmente domina, tornou-se um escravo de sua criação. Não tem tempo de usufruir de tudo isso.
Tantas inovações, tecnológicas e recursos de comunicações onde o homem é capaz de ficar horas se relacionando com pessoas que estão a milhares de quilômetros e não é capaz de conhecer as pessoas que estão ao seu redor e o pior de tudo desconhece a si próprio.
Acredito que essa realidade pode ser mudada a partir do momento em que voltarmos para dentro de nós mesmos e conseguirmos resgatar toda nossa “essência”.
O ensino universitário tem como meta não só atingir a relação profissional e pessoal do homem como também é através desta formação que o homem estará dando sua contribuição à sociedade, podendo assim transformar sua realidade e a realidade do seu próximo
A ciência tem seu lado positivo quando seu objetivo é buscar respostas para a cura de doenças (área da saúde), melhorar os meios de comunicações , a segurança, enfim melhorar a qualidade de vida do homem. Por outro lado, negativo, o uso dela para se criar armas bioquímicas (que causam doenças de origem não natural) provocando destruição em massa, poluição, etc.