A finalidade da existência humana
É a vida que garante a todos os seres a razão de seu existir, do seu ser-no-mundo. Respeitar a vida, cuidar dela, tratá-la com ternura são requisitos inerentes a todos nós que estamos em busca de um sentido.
Podemos perceber que o homem esteve e está diante de uma situação não muito confortável para sua vida e para o entendimento de sua existência. Não serve a maneira da ideologia capitalista, muito menos o conceito tecnista que daí decorre, reduzindo o homem a um objeto que faz e que consome. O homem é um ser multidimensional, constituído das dimensões biológicas, psicológicas, social e espiritual; que forma o núcleo do ser humano. E entrando em contato com seu núcleo é o que vai fazer enxergar a sua importância, sua autorrealização, sua felicidade.
O que faz a vida da pessoa acontecer é o seu interior. O ser é capaz de observar, dominar e dirigir todos os seus processos psicológicos. O que diferencia uma pessoa da outra é sua essência; agindo e prestando atenção no seu modo de ser, de pensar e de agir. Aceitarmos como somos é um passo para descobrirmos nossa essência e aprender a amar e aceitar os defeitos dos outros.
A vida só tem sentido se o indivíduo deixe com que as portas de oportunidades se abram para o próximo fazendo com que ele também seja feliz e realizado; e entenda que ninguém vai a lugar algum sem a ajuda do próximo. A pessoa precisa perceber que ela constrói o seu próprio ser, que lhe permite adquirir consciência de seu próprio ser conseguindo conquistar sua identidade.
Aquela pessoa que consegue olhar para si mesma, perceber-se como pessoa humana, una e única, capaz de criar e dar respostas positivas e seus anseios, essa pessoa tem todas as chances de fazer uma opção livre e