Finalidade da existência humana
Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário, da ciência?
O homem em toda história busca respostas para as questões acerca de sua origem, da origem do mundo e a finalidade de sua existência. Em cada época há um contexto que move a forma de compreender o homem e a sua participação na sociedade. Na sociedade atual o homem está num contexto individualista que prima pelo consumismo e acumulação de bens, ao mesmo tempo em que se encontra perdido na ilusão das oportunidades que esse sistema traz. Se analisarmos a existência humana dentro de contexto capitalista, a sua finalidade é de produção e consumo, assim excluindo os que não estão dentro desses padrões. A resposta para a finalidade da existência humana dependerá, portanto, dentro de qual contexto queremos analisar, pois em cada contexto há uma lógica construída para justifica-la. De forma mais subjetiva a existência humana tem a finalidade de uma construção empírica do próprio ser, uma experiência que precisa ser construída com consciência e atenção para os acontecimentos da sociedade.
Somente com essa consciência é que podemos encontrar um sentido para a vida, pois a sociedade capitalista em que vivemos instiga a competição, o consumismo e provoca uma anulação de valores que dão sentido à vida, pois o material nunca irá suprir o que traz a realização e a autovalorização do ser. Portanto, o sentido da vida é a busca pelo autoconhecimento, pela consciência, reconhecendo sua realidade, suas potencialidades e tornando-o um ser criativo.
O estudo universitário proporciona caminhos para o conhecimento, ferramentas para a transformação dos ser e da realidade em que ele vive.
A ciência é também uma forma de conhecer-se, de tomar conhecimento da realidade. A pesquisa científica em diversas áreas traz respostas necessárias ao ser humano, entender e perceber-se auxilia nesse processo de autoconhecimento.