Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?
Depois de ter realizado a leitura proposta e de ter assistido ao vídeo que indicamos, faça uma reflexão crítica sobre os conteúdos estudados e elabore um texto de uma página analisando o papel do homem no mundo, respondendo às seguintes indagações: qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?
O SER HUMANO NO CONTEXTO EM QUE VIVE
Através do estudo antropológico é possível entender, de acordo com o momento histórico, a forma como o ser humano foi enxergado dentro da realidade em que vive, o seu valor e papel na história do mundo.
O homem foi entendido como eixo que unifica a ordem universal no pensamento grego. Passa ter diálogo com Deus e se identifica como pessoa no pensamento cristão. Questiona-se sobre o sentido da vida, tem como base a segurança na fé em Deus na Idade Média. Na Idade Moderna torna se o centro da sociedade, no Pós Modernidade começa a enxergar o mundo de maneira materialista. E na época atual no Neoliberalismo o homem acaba por ser um consumista que só tem valor se consome e produz. (DANIEL, 2012, p.5-20)
Diante da análise do contexto histórico em que o homem vive podemos identificar qual é o seu papel no mundo. Após saber que o papel do homem no mundo depende do contexto em que vive, a finalidade de sua existência acaba dependendo também da forma com que enxergamos ou queremos enxergar os seus valores.
No Pensamento Niilista a existência humana não tem sentido algum. Mas para o homem, ser racional, qual seria a finalidade de continuar vivendo sem nenhum sentido, sem nenhuma validade? Não Seria muita crueldade para nós humanos acreditarmos nesta realidade?
A finalidade da existência humana, para algumas pessoas, pode ter apenas um sentido, para outras um conjunto de conceitos, esses conceitos e opiniões dependerão também das características da época em que se vive. A finalidade da existência humana não tem apenas uma razão, mas conjuntos de ideias,