coração
Há duas artérias epicárdicas, ou coronárias superficiais importantes: a artéria coronária direita e a esquerda principal. Ambas se originam na raiz da aorta e liberam diversos ramos epicárdicos importantes e múltiplos ramos endocárdicos que penetram a massa muscular ventricular esquerda ou direita perpendicularmente ao vaso pericárdio de origem. Os ramos endocárdios se estendem até a parede miocárdica ( chamada de zona subendocárdica). O curso exato de cada vaso epicárdico importante e seus ramos são variável e, portanto a área do miocárdio que cada um supre também varia.
2-Localize o músculo papilar e sua ação.
São músculos que relaxados deixam frouxas as cordas tende líneas que abrem as valvas mitral( bicúspide) e a tricúspide e contraídos retesam as cordas tende líneas que fecham essas valvas. São encontradas no VE e VD do coração. Os músculos papilares juntamente com as cordas tendíneas, auxiliam o funcionamento da sístole (mecanismo de contração) no átrio direito e d a diástole( relaxamento) no átrio esquerdo por meio das valvas, os músculos começam a se contrair antes da contração do VD, tencionando as cordas tunídeas e aproximando as valvas.
3-Caracterize o estudo de Framingham.
Ela foi desenvolvida nos Estados Unidos, com base em um grande estudo populacional, chamado Estudo de Framingham, iniciado em 1948.Naquela época, pouco se conhecia sobre os fatores de risco cardiovascular e o objetivo do estudo foi identificar os fatores que contribuíam para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.Foram recrutados 5.209 habitantes de Framingham, de ambos os sexos e sem doença cardíaca aparente, que realizaram extensa avaliação clínica e laboratorial e tiveram seus hábitos de vida cuidadosamente analisados. A partir de então eles retornaram para serem avaliados a cada 2 anos.
Os resultados dessas observações permitiram a identificação dos principais fatores de risco