coração
Anatomia
Tem o tamanho de um punho fechado
12 cm de comprimento
9 cm de largura
6 de espessura
Pesa 259g nas mulheres adultas e 300 g nos homens adultos.
Repousa no mediastino.
Pericárdio: Membrana que protege, envolve o coração. Consiste em 2 partes principais:
PERICÁRDIO FIBROSO: é superficial, formado por tecido conjuntivo denso não modelado, resistente e inelástico, tem semelhança de um saco que repousa sobre o diafragma. É responsável por evitar o estiramento excessivo do coração, fornece proteção e ancora o coração no mediastino.
PERICÁRDIO SEROSO: é mais profundo, uma membrana delicada e fina que forma uma dupla camada em torno do coração. Lâmina parietal: membrana mais externa do pericárdio seroso e fundida ao pericárdio fibroso. Lâmina visceral: interna do pericárdio seroso, chamada também de epicárdio.
Entre as laminas parietal e visceral encontra-se está uma película fina de liquido pericárdico. Responsável por reduzir o atrito entre as membranas enquanto o coração se contrai. O espaço que contem o líquido pericárdico chama-se de Cavidade do pericárdio.
A parede do coração consiste em 3 camadas:
EPICARDIO: Mais externa. Composta por mesótelio e tecido conjuntivo delicado.
MIOCÁRDIO: camada mais intermediária. Tecido muscular cardíaco que forma 95% do coração e é responsável pela ação de bombeamento . Atua de forma involuntária.
ENDOCÁRDIO: camada mais interna, fina de endotélio sobreposto a uma camada fina de tecido conjuntivo, que proporciona um revestimento liso as câmaras do coração e recobre as valvas cardíacas. É continuo com o revestimento endotelial dos grandes vasos sanguíneos que estão presos ao coração.
Possui 4 câmaras:
2 câmaras superiores os ÁTRIOS: Direito e Esquerdo.
Auricula: está na face anterior do átrio. Estrutura enrugada, saculiforma. (parece uma orelha de cão).
Sulcos: depressões, que contém vasos sanguíneos coronários e uma quantidade variável de gordura. Cada sulco marca o