construções e tipos de torção de cabos de aço
Os cabos de aços são constituídos por uma quantidade de pernas e em cada pernas contém uma certa quantidade de arames por exemplo: o cabo 6x7 que será utilizado nos nosso estudo de caso,ele contém 6 pernas com 7 arames cada. Essa pernas dos cabos de aços podem ser produzidas em uma ou varias operações, conforme o seu trabalho a ser realizado.
As composições usuais dos arames nas pernas eram em múltiplas operações, com arames do mesmo diâmetro , tais como:1+6\12 (2 operações) ou
1+6\12\18 (3 operações). Assim os arames eram torcidos primeiramente 6 arames em volta de um arame central. Posteriormente, em nova passagem, o núcleo (1+6) arames era coberto com 12 arames.
Esta nova camada implica em um passo diferente do passo do núcleo, o que ocasiona um cruzamento com arames internos, e o mesmo se repete ao se dar nova cobertura dos 12 arames com mais 18, para o caso da fabricação de pernas de 37 arames. com o aumento e precisão das técnicas para fabricação de cabos de aços, foram criadas maquinas e construções de cabos que nos possibilitam a confecção das pernas em uma única operação, sendo todas as camadas no mesmo passo.
Com isso foi surgindo as composições “Seale”, “filler” e “Warrington” e com essas composições foram adquiridas varias vantagens sobre as pernas de fabricadas em múltiplas operações pois, eliminam as desvantagens das mesmas conforme citado acima.
Na composição "Seale" existem pelo menos duas camadas adjacentes com o mesmo número de arames. Todos os arames de uma mesma camada possuem alta resistência ao desgaste.
"Warrington" é a composição onde existe pelo menos uma camada constituída de arames de dois diâmetros diferentes e alternados. Os cabos de aço fabricados com essa composição possuem boa resistência ao desgaste e boa resistência à fadiga.
A composição "Filler" possui arames principais e arames finos, que seIVem de enchimento para a boa acomodação dosoutros arames. Os arames