A FILOSOFIA VISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL E M DIO
COORDENAÇÃO CURSO DE FILOSOFIA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: ELANO SUDÁRIO
PROFESSORES PRESENCIAIS: JÚLIO CÉSAR E MARIA DE LOURDES
A FILOSOFIA VISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ALUNA: ARCIANE DA SILVA CARVALHO
INHUMA-PÍ 2015.
A FILOSOFIA VISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Atualmente a filosofia tem sido tema de diversas polemicas no campo educacional brasileiro, focando sua importância para a formação do estudante do ensino fundamental e ensino médio, indagando sobre o que ensinar, como ensinar e por que o aluno desprestigia esse saber juntamente, muitas vezes, com os professores de outras disciplinas. Diante disso percebemos que o ensino da filosofia tem sido desprestigiado cada vez mais, exemplo disso, é a ministração de aulas de filosofia por profissionais formados em outra área.
Diferente da matemática, português, geografia e demais disciplina, a filosofia não se foca apenas naquele mesmo nível de ensino, mas ela desprende o aluno da mesmice e o prepara para uma realidade da vida. Assim como Sócrates foi perseguido pelos seus ensinamentos por passa-los as pessoas que não tinham noção de nada, tomo esse exemplo para o professor de filosofia nos dias de hoje, somos capacitados para ensinar não aquilo que consiste em uma totalidade limitada, mas passar ensinamentos que além de serem do livro, abrir a mente dos alunos e os conscientizar da verdadeira realidade, os permitindo argumentar, tomar atitudes e posições sobre aquilo que acredita, abrir seu conhecimento não só para questões que envolvam filosofia, mas que engloba toda uma sociedade.
Nas nossas escolas tanto no ensino fundamental e médio percebemos que os ministrantes de filosofia, como citado a cima, são professores de outras disciplinas e