Cavalo
Esta unidade de medida nasceu no mundo anglofônico quando James Watt precisou expressar a potência da máquina a vapor, sua recente invenção. Já que tinham-se estado usando cavalos para mover os molinos, Watt usou-os como referência. Estimou que um cavalo podia levantar 33000 lb de água a uma altura de um pé em um minuto. Assim nasceu a unidade de medida horsepower, termo inglês que literalmente significa força de cavalo.
Horse-power (HP ou cavalo-de-força) é uma unidade de origem inglesa, aproximadamente equivalente ao CV, porém não são iguais, sendo o HP 1,38% maior que o CV. Ou seja:
1 HP = 1,0138 CV = 745,7 W
1 CV = 0,9863 HP = 735,5 W.[1]
Como o CV não pertence ao Sistema Internacional de Unidades, actualmente tem um uso desigual e frequentemente impreciso, já que se lhe confunde com o HP (inglês). Assim, segue sendo habitual referir à potência dos motores de automóveis, embarcações etc. em cavalos; mas sem aclarar que nos países onde o Sistema Internacional é o único legal, se utiliza o kW como unidade de potência, ainda que se acompanhe de sua equivalência em CV ou HP (na Espanha, normalmente CV).
Uma das primeiras informações que desejamos saber a respeito de uma motocicleta é sem dúvida a potência declarada. Quando a motocicleta é nacional, quase sempre a potência é apresentada em cavalo-vapor, já em motocicletas importadas é comum que a potência seja apresentada na unidade "horse power". Aparentemente se trata da mesma coisa, uma é a tradução da outra, mas as semelhanças acabam no nome. São duas medidas diferentes.
As duas unidades representam potência, porém, devido às diferenças entre os sistemas de unidades dos países de origem, adotaram-se cavalo-vapor ou horse-power, este último foi principalmente adotado em países algo-saxões. No meio ciêntífico, utiliza-se frequentemente as unidades do S.I (sistema