cavalo
Introdução
Desde a antiguidade, os Franceses procuravam avaliar animais através das proporções.
Proporções, em exterior de animais, são as relações existentes entre as diversas regiões do corpo e o conjunto formado por elas. O animal é considerado proporcional se as partes do corpo, observadas em conjunto, possuem harmonia para a aptidão a que se destina como sela, esporte ou tração, no caso dos eqüinos. A harmonia e a boa proporcionalidade das medidas são qualidades relativamente fáceis de serem visualizadas, mas de difícil quantificação.
Resumo Criou-se está raça para buscar um animal de excelência genética, reproduzindo as seqüências de cruzamentos que confirmaram os grandes campeões, reproduzindo tanto a genética do garanhão pai como a genética da mãe, criando um animal de bom caráter, saudável, natural e de excelente temperamento. Reproduzindo os confirmados campeões mundiais.
Abstract
Origem
O Sela Francesa se originou na região da Normandia na França, através do cruzamento do Puro Sangue Inglês com a éguas das antigas linhagens de sela ou tratadoras Anglo-Normandas, tendo como finalidade produzir cavalos para esportes hípicos.
Foi a partir de 1958, que desenvolveu-se, para que novas genéticas dessa linhagem pudesse gerar os cavalos de Sela Francesa;
Duas transformações marcam o surgimento do Sela Francês. A primeira ocorreu em 1914, a partir do cruzamento de garanhões Puro-Sangue provenientes de três regiões da França, incluindo o Anglo-Normando, com éguas da cavalaria militar. A segunda, em 1958, resultou da cruza dos cavalos franceses com o Anglo-Árabe