A filosofia da educação
Marcelo de Magalhães Brasil Professor Instituição
RESUMO
Palavras Chave: Filosofia, educação, libertação humana.
1. INTRODUÇÃO
Com o Surgimento da Filosofia traz através de diversos debates e diálogos uma reflexão da problematização, da argumentação, que leva o educador a descobrir um método eficiente e capaz de ajudar o educando a pensar e refletir e não apenas a reproduzir conhecimentos prontos. O educador entende que é doutrinando a perguntar, conversar, argumentar e desvendar o que está além do superficial que ele constrói a verdadeira educação. A Filosofia, através do filosofar, estabelece, então, com a educação uma relação essencial capaz de resultar nos verdadeiros critérios, nos valores realmente importantes, nas perguntas e respostas essenciais para a construção do conhecimento racional.
Conforme Cunha (1992) faz sua analise a respeito de o pensamento sobre a realidade da Filosofia, de como a ciência, tem, mas juízos de valores. A definição de filosofar é buscar e entender de como deveria ser, julgando o valor da ação, buscando o significado da filosofia ela propriamente nasce como um modo de pensar torna-se objeto de uma reflexão.
Gasparello (1986) relata que a educação traz consigo uma opção necessária para a humanidade na construção de novas idéias para a liberdade e justiça social. Com o novo modelo de educação escolar, a importância dada às disciplinas revela um compromisso em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania e a atuação no sentido de reformular os conhecimentos, as imposições de crenças e valores. Através da educação estamos tratando do ato de educar, orientar, acompanhar, orientar, mas também o de trazer de dentro para fora os potenciais do individuo.
O comprometimento