A filosofia como ciência e a dificuldade em se implantar o ensino da disciplina nas escolas
Resumo
Este trabalho vai mostrar o panorama da educação pelo prisma da Filosofia contemplando as dificuldades da implantação desta disciplina nas escolas, e educação no presente século e seus desafios a indústria cultural e sua influência na educação e a análise da teoria o filósofo Pierre Bourdieu e sua aplicação à realidade brasileira.
A Filosofia como ciência e a dificuldade em se implantar o ensino da disciplina nas escolas
A Filosofia é a ciência que estuda tudo o que cerca a realidade do homem, seu mundo, seus problemas, sua existência e seus principais questionamentos. Embora não seja uma ciência exata, ela aborda a realidade de maneira concreta sem levar em conta os mitos e crenças do senso comum. Sua análise da realidade baseia-se na argumentação lógica e na análise de conceitos já estabelecidos, a moral e os valores da sociedade entre outros.
A dificuldade em se implantar o ensino da filosofia nas escolas se dá em primeiro plano pelo fato de os licenciados na matéria serem mal preparados ou na verdade preparados para servirem ao regime vigente, fracos em argumentação e elaboração de ideias, os professores simplesmente não conseguem levar os alunos ao propósito central da ciência que seria o pensar, tornar-se um cidadão crítico, pensante e questionador das verdades estabelecidas .
O governo deseja que a educação como um todo, não apenas a disciplina de filosofia, seja pouco eficaz no que tange a formação dos alunos, ou seja, o que este sistema deseja é que os alunos saiam da escola com intelecto pouco desenvolvido, e que sua aprovação se dê apenas pelo simples fato de comparecer à escola, é o que se pode chamar de estudar “pra inglês ver”, sem nenhum comprometimento real com a formação de um cidadão crítico, questionador e capaz de formular seus próprios pensamento e não um mero repetidor de frases feitas ou de conceitos à quais ele não faz a menor ideia do que se trata. A educação a serviço dos